domingo, 29 de junho de 2014

A INOCÊNCIA QUE LEVA A VIDA ETERNA


Mateus 18:1-5
Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
— Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.


É interessante observar as Escrituras Sagradas e ver a riqueza de detalhes nela explicita. Logo no início do capítulo 18 de Mateus encontramos uma grande curiosidade da parte dos discípulos, eles queriam saber quem era o mais importante no Reino do Céu, o interessante é que Jesus na sua infindável sabedoria foi perfeito em sua resposta. Observe que Jesus sabia que responder aquela pergunta da forma que os discípulos queriam ouvir não teria nenhum benefício para suas vidas, então Jesus foi direto ao assunto, falou-lhes o que realmente era importante ouvir.

Jesus usa a figura de uma criança para dizer quem será o mais importante no Reino do Céu. O que é ser como uma criança? Hoje em dia é difícil qualificarmos todas as crianças de todas as faixas etárias com as mesmas qualidades, visto que a cada século que se passa elas estão cada vez mais astutas e perdem sua inocência com muita rapidez, mas de toda forma vamos tomar como exemplo uma criança bem pequena por volta de 2 a 3 anos (idade em que geralmente tem algumas especificidades em comum). Como costumam ser as crianças nessa idade? Crianças nessa idade costumam ser muito brincalhonas, costumam fazer coisas que irritam os adultos, mas não fazem com a intenção, elas são puras, meigas e por não terem maldade e nem noção do perigo são capazes de pular de um penhasco.

Jesus usa a figura de uma criança para nos mostrar que a maldade do homem é que o impede de herdar a vida eterna, pois sem mudança de vida ninguém verá a Deus. A palavra-chave nesse momento seria inocência (Ignorância do mal; pureza; simplicidade, ingenuidade e Isenção de culpa). Jesus disse: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu”. (v2)
Está claro que essa mudança de vida implica em mudança de caráter e atitudes, você tem que se tornar uma pessoa pura, simples, ingênua e sem intenção de fazer o mal a quem quer que seja. Isso lhes parece difícil? Mas se você buscar o aperfeiçoamento de caráter no Espírito Santo isso se tornará plenamente possível, basta que você queira e se coloque a disposição para que Ele trabalhe em sua vida, muitas vezes será um processo doloroso, outras será menos sofrido, mas nada que no final não venha realmente valer a pena.

Busque no Espírito Santo o refugiu para momentos de solidão e tristeza, busque nele o amor e a paz, mas não se esqueça de buscar a mudança de vida, pois a tristeza e solidão são passageiras, mas do nosso caráter e atitudes é que dependem a nossa salvação.

Que Deus abençoe você com ricas bênçãos!
Fique na paz do Senhor Jesus Cristo!!

Por: Regiane Hatchwell
Em: 12/05/2014

___________________________________________________
"inocência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/inoc%C3%AAncia [consultado em 12-05-2014].
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.