sábado, 28 de junho de 2014

VINGANÇA É UM PRATO QUE NÃO SE COME


Mateus 5:38-42
Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.”
Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.
Se alguém processar você para tomar a sua túnica, deixe que leve também a capa.
Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros.
Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.

Vingança* consiste em ir contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.

A vingança sem dúvidas é um sentimento e ao mesmo tempo uma atitude, pois muitas vezes a pessoa sente vontade de se vingar, mas muitas vezes não o faz. Então, podemos dizer que o contrário da vingança é o perdão, pois o perdão também não é apenas um sentimento isolado quando seguido de atitudes.
Quando Jesus nos fala para não nos vingarmos de quem nos faz algum mal, ele está dizendo para não sentirmos vontade de revidar, está dizendo para perdoar.

O **perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
O perdão é uma expressão de que você não está mais com raiva e que não vai mais fazer nada contra a pessoa que te fez algum mal. Ou seja, você está assumindo as consequências.

Quando Jesus diz: “... não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também”. Observe que ao dar o outro lado da face a pessoa deixa claro que não tem a intenção de revidar, mas sim de assumir a culpa, assumir as consequências do ato que o outro cometeu.

Muitas vezes desejamos a vingança não porque o outro errou ou pecou contra nós, mas porque não conseguimos suportar uma ofensa ou o fato de sermos machucados. Não queremos “ficar por baixo” de uma situação e buscamos a vingança para “estarmos por cima” dela. E isso fala mais de mim do que de quem estou me vingando, pois estou sendo o vingador. E esse sentimento de querer “estar por cima” é destruidor, pois até a pessoa chegar na vingança (atitude), seu coração já se contaminou com ira, raiva e o ódio.

Observe o quanto a vingança é um sentimento devastador, o maior prejudicado não será quem sofre a vingança, mas quem a fizer.
Por isso Jesus nos alerta a não deixar que uma disputa comece, pois é assim que inicia o sentimento de vingança. Veja o que Jesus diz: “Se um dos soldados estrangeiros forçá-lo a carregar uma carga um quilômetro, carregue-a dois quilômetros”. Jesus está querendo dizer que se alguém fizer uma situação que poderá gerar uma briga ou discussão, você deverá apascentar a situação assumindo as consequências, ou seja, você terá que suportar o primeiro tapa e dar a outra face para que bata novamente, essa será a melhor forma de você dizer que não está com raiva e que não irá se vingar.

Parece difícil né? Mas não é, pois foi exatamente isso que Jesus fez, foi o que o apóstolo Paulo fez e muitos outros fizeram e fazem até hoje.
E o que ganho com isso? Qual minha recompensa em fazer tal coisa? O que vou ganhar sendo uma pessoa perdoadora (assumindo as consequências sem a necessidade de revidar)?
Na verdade, o ato do perdão é algo que nos isenta de algo muito sério, isenta-nos do julgamento e do “perigo de ir para o fogo do inferno” (Mt 5:22), além disso, se não perdoarmos as pessoas que nos ofendem, Deus também não perdoará os nossos erros (pecados).

E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. [Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.] (Marcos 11:25-26)
Não se deixe levar por frases e conceitos humanos, não se engane, a vingança é um prato que não se come. Deixe que o nosso Deus resolva a situação, ele é justo e fará justiça.
O que você acha que está ganhando se vingando ou não perdoando alguém? Eu creio que há mais perda do que ganho nessa situação. Portanto, descida perdoar, ore neste momento pedindo que o Espírito Santo te traga o sentimento de perdão, peça o que te mostre o caminho certo, e como você fará para perdoar algo que está te ferindo e te consumindo a cada dia.

Que Deus te abençoe e que você tome uma atitude diante de Deus, e faça a escolha certa, escolha perdoar!
Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!

Por: Regiane Hatchwell
Em: 01/05/2014
_______________________________________________________________

*Vingança. In http://pt.wikipedia.org/wiki/Vingan%C3%A7a. Em: 01/05/2014
** Perdão. In http://pt.wikipedia.org/wiki/Perd%C3%A3o Em: 01/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.